A História do curso Portella Idiomas

Na época em que era aluno do Colégio Estadual do Paraná, Diocezar Portella iniciou seus estudos de língua inglesa com um professor particular. Já de início apaixonou-se pelo estudo da língua e continuou estudando com esse professor durante 10 meses. Após o curso com o professor, ingressou num curso regular de inglês, já sendo admitido no 4º ano, sendo que no ano seguinte foi agraciado com um prêmio, tendo tirado o 1º lugar.

Como achava que a velocidade da aprendizagem nessa escola era muito lenta, parou seus estudo ali e prosseguiu auto-didaticamente. Iniciou o curso de Letras já então falando a língua inglesa, apenas com o objetivo de tirar o diploma de curso superior. Ao mesmo tempo em que fazia Letras, estudava sozinho outras línguas e simultaneamente aperfeiçoava o método enquanto dava aulas particulares. Esteve em outras escolas, onde também recebeu prêmios de 1º lugar.

Tentou o Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro, para iniciar a Carreira Diplomática, não tendo na ocasião logrado êxito. Como não dispunha de tanto tempo para perseverar no objetivo da Diplomacia, dedicou-se a ensinar línguas estrangeiras, dando aulas particulares ao mesmo tempo em que desenvolvia a metodologia que hoje existe.

Percebendo a necessidade de agrupar os alunos para os quais ensinava, em aulas particulares em sua própria residência, e observando que o volume de interessados no aprendizado de outros idiomas era crescente, em 1985 fundou o Curso Portella de Idiomas, hoje localizado à Rua Comendador Macedo, 555, próximo à Rua Ubaldino do Amaral.

A estrutura da escola é composta por salas, com cabines individuais, onde o atendimento ao aluno é feito de maneira personalizada, similar às aulas particulares do princípio. Na sala de conversação, são ministradas aulas exclusivas da escola para agilizar a capacidade de compreensão auditiva (Listening Comprehension) dos alunos.

Graduado no curso de Letras pela Universidade Federal do Paraná e com formação em várias outras línguas, por diversos cursos que frequentou, Portella concluiu, após observar múltiplas técnicas de ensino, que para falar uma língua é necessário escrevê-la, e como consequência natural, a fala será tão segura quanto a escrita, desenvolvendo-se um conhecimento correto, fluente e seguro. Esse método é a maneira mais eficiente de aprendizado: objetiva e rápida, oferecendo uma fixação excepcional.

Professor Diocezar Portella

Professor Diocezar Portella

Criador do método Portella Idiomas
  • "Tomei conhecimento do Curso Portella, através da minha cunhada. Eu tinha interesse no inglês, mas nunca tinha feito um curso antes. Já no primeiro dia, fiquei muito impressionada com o método, e fiquei apaixonada pelo inglês. Já estou recomendando o curso para pessoas conhecidas fazerem uma aula experimental. Realmente vale a pena!"

    Daiane Scheffer - Estudante de Administração na Unibrasil, estagiária da Prefeitura de Pinhais - PR
  • "Fui indicada pelo meu irmão que estudava aqui. O meu inglês já era bom, mas precisava me aperfeiçoar para as provas de compreensão e redação, para ingresso na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para os cursos de Literatura e Língua Inglesa. Durante o curso aqui, aprendi a escrever corretamente e como consequência natural, a minha fluência oral tornou-se bem mais elaborada e me ajudou a obter um melhor nível no exame em Harvard. Me ajudou também na minha vida profissional. Continuo aqui no Portella Idiomas, para me aperfeiçoar ainda mais. Já iniciei também, os cursos de francês e italiano. Entre os cursos de inglês em Harvard, onde estudei e o Portella Idiomas, prefiro muito mais o Curso Portella."

    Melissa Masutti - Coordenadora de Processamento de Dados na TIVIT Tecnologia

  • "Fui conhecer o Curso Portella Idiomas por indicação de um parente. Já de cara fiquei impressionado com o Portella, pois deu pra ver que ele realmente acredita no ótimo trabalho que faz, no método diferenciado de ensino e nos resultados que traz. O clima é muito alegre e descontraído. Todos os professores têm fluência indiscutível e são muito solícitos e agradáveis. No fim das contas, além do francês, comecei a fazer o espanhol, e minhas duasirmãs, inglês. Sem contar que daqui a pouco o italiano está a caminho. E agora o Portella vai ter que me aturar por muito mais tempo, pois também comprei mais 180 horas além das 30 iniciais. Assino em baixo, de olho fechado!"

    Bernardo Schneider Francio - Formado em Comércio Exterior e fazendo pós-gradução em Logística

  • “Já estudei inglês, francês, italiano e espanhol em outras escolas, porém nada se compara ao dinamismo do Curso Portella de Idiomas. Eu poucas horas, já estou falando alemão.”

    Gastão Schefer - Delegado da Polícia Federal

  • “Antes meu português não era muito bom, mas agora tem melhorado muito. O método utilizado pela escola de Idiomas Portella é cinco estrelas. Levo estudando 27.30 h e estou muito contente. Obrigada.”

    Gladys de Varon - Colombiana, missionária religiosa, estudante de português

  • “Quando fiz minha primeira aula aqui no Portella Idiomas, meu francês era completamente zero. Após 20 minutos (vinte minutos) de estudo, eu senti uma diferença incrível, pois eu nunca tinha estudado francês antes. Fiquei impressionada com o resultado do método. Eu me senti realizada e feliz. Vou fazer meu curso aqui, com certeza. Recomendo a escola para quem o melhor.”

    Amali Dutra Mussi - Auxiliar Administrativa

  •  

    "Conheci o Portella através do meu pai que gostou muito. Me matriculei e estudei espanhol durante 72 horas, sendo que também gostei muito. Após alguns meses precisei aprender inglês para uma prova de Mestrado. Voltei a estudar no Portella Idiomas. Meu inglês, antes de iniciar o Curso Portella era "ZERO", sendo que estudei durante 40 horas. Quando fui submetida a exame de suficiência em inglês, fui aprovada com a nota 9,0 (Nove). Recomendo o Curso Portella para quem quer um aprendizado rápido e eficiente."

    Francine Bittencourt Potrich - Mestranda em Farmacologia na UFPR

     
  • “Eu moro em Cruzeiro do Sul, Paraná, próximo a Maringá (450 km de Curitiba), e estou me preparando para ser comissária de voo e preciso aprender inglês com urgência. Estou em Curitiba, só para fazer o curso de inglês, aqui no Portella. Hoje, após 05 horas, estou simplesmente adorando o curso. Meu inglês, antes de começar aqui, era ZERO. Recomendo o curso para quem quer velocidade e qualidade. ESTOU IMPRESSIONADA!”

    Aline Zambom Milhan - Estudante e professora de Educação

  • "Fui indicada por um ex-aluno, que me passou ótimas referências, dizendo que o método era totalmente diferente. Fiquei curiosa, pois já havia passado por 03 escolas e 01 ano e meio com professor particular, e ainda não havia encontrado o caminho! Fiz a aula experimental e a primeira impressão foi ótima. Hoje com 06.40 h (seis horas e quarenta minutos), aprendi mais do que em 03 anos, correndo de um lado para outro"

    Ana Cacieli B. de Azevedo - Técnica de Segurança do Trabalho na Aker Solutions do Brasil

  • "Trabalho em uma multinacional e já estudei inglês nos Estados Unidos, por um período de 100 horas, mas precisava aperfeiçoar o meu conhecimento. Fiz uma aula experimental com o Portella e fiquei impressionado com o resultado. Hoje, após 08 horas, sinto que aprendo rapidamente e percebo que se tivesse estudado aqui, antes de estudar fora do Brasil, o resultado teria sido muito melhor."

    Marcos Rodrigues - Consultor Educacional, formado em Física pela UFRGS