A História do curso Portella Idiomas

Na época em que era aluno do Colégio Estadual do Paraná, Diocezar Portella iniciou seus estudos de língua inglesa com um professor particular. Já de início apaixonou-se pelo estudo da língua e continuou estudando com esse professor durante 10 meses. Após o curso com o professor, ingressou num curso regular de inglês, já sendo admitido no 4º ano, sendo que no ano seguinte foi agraciado com um prêmio, tendo tirado o 1º lugar.

Como achava que a velocidade da aprendizagem nessa escola era muito lenta, parou seus estudo ali e prosseguiu auto-didaticamente. Iniciou o curso de Letras já então falando a língua inglesa, apenas com o objetivo de tirar o diploma de curso superior. Ao mesmo tempo em que fazia Letras, estudava sozinho outras línguas e simultaneamente aperfeiçoava o método enquanto dava aulas particulares. Esteve em outras escolas, onde também recebeu prêmios de 1º lugar.

Tentou o Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro, para iniciar a Carreira Diplomática, não tendo na ocasião logrado êxito. Como não dispunha de tanto tempo para perseverar no objetivo da Diplomacia, dedicou-se a ensinar línguas estrangeiras, dando aulas particulares ao mesmo tempo em que desenvolvia a metodologia que hoje existe.

Percebendo a necessidade de agrupar os alunos para os quais ensinava, em aulas particulares em sua própria residência, e observando que o volume de interessados no aprendizado de outros idiomas era crescente, em 1985 fundou o Curso Portella de Idiomas, hoje localizado à Rua Comendador Macedo, 555, próximo à Rua Ubaldino do Amaral.

A estrutura da escola é composta por salas, com cabines individuais, onde o atendimento ao aluno é feito de maneira personalizada, similar às aulas particulares do princípio. Na sala de conversação, são ministradas aulas exclusivas da escola para agilizar a capacidade de compreensão auditiva (Listening Comprehension) dos alunos.

Graduado no curso de Letras pela Universidade Federal do Paraná e com formação em várias outras línguas, por diversos cursos que frequentou, Portella concluiu, após observar múltiplas técnicas de ensino, que para falar uma língua é necessário escrevê-la, e como consequência natural, a fala será tão segura quanto a escrita, desenvolvendo-se um conhecimento correto, fluente e seguro. Esse método é a maneira mais eficiente de aprendizado: objetiva e rápida, oferecendo uma fixação excepcional.

Professor Diocezar Portella

Professor Diocezar Portella

Criador do método Portella Idiomas
  • "Fiquei impressionado, e com apenas uma aula de 01 hora aqui no Curso Portella. Eu já tinha estudado em duas outras escolas aqui no Brasil e um mês nos Estados Unidos. A diferença entre essas escolas e o Portella, é que o resultado é muito mais rápido. Antes de fazer a experimental, eu achava que poderia ser mais uma escola, parecida com as outras, a despeito de ter sido recomendado. Estou tão satisfeito que pretendo estudar mais um idioma aqui."

    Rafael Cesar Sanches Bueno - Futuro comissário de voo, aluno da EAC - Escola de Aviação Civil

  • "Eu marquei uma aula experimental de inglês no Curso Portella de Idiomas para conhecer o método. Eu achava que não ia conseguir aprender tão rápido. Ao final de 07 horas de aulas no curso, fiquei maravilhada com o que aprendi. Eu moro em Rolim de Moura, no estado de Rondônia e pretendo em breve voltar, apenas para continuar o curso de inglês no Portella Idiomas."

    Jôze Velásque Bispo - Comerciante e professora

  •  

    “O principal fator de decisão para estudar no Portella, além do método moderno, é a versatilidade de horários e a produtividade individual. Além do que com 45 horas de curso, posso dizer que já me comunico em inglês.”

    Cleber Carvalho - Tecnólogo, analista de marketing da Volvo

  • “O método Portella realmente funciona. Para o ingresso no programa de Doutorado da pós-graduação da Faculdade de Direito da USP é necessária a comprovação de proficiência em dois idiomas estrangeiros. A proficiência em inglês eu já possuía quando do ingresso no Mestrado. Optei então, pelo italiano para o segundo idioma. Procurei o Portella e iniciei os estudos. Em menos de 20 horas de curso, acertei 19 das 20 questões do exame. Indico o Portella Idiomas para quem não tem tempo a perder.”

    Dr. Fábio Malina Losso - Doutorando em Direito
  • "Eu já tinha estudado inglês por um ano, com um professor particular, em aulas individuais, mais um ano e meio em uma escola muito conhecida em Curitiba, além de um ano em outra escola, também muito conhecida e tradicional. Após a aula experimental aqui, já na recepção, minhas mãos estavam frias. Foi brutal a diferença. Hoje, no terceiro dia, MENOS DE 04 HORAS, eu quase não acredito. Impressionante a diferença. Já consigo enviar e.mail de forma correta, escrever corretamente e o impossível está acontecendo. Estou falando em inglês. Recomendo o Portella Idiomas, com certeza. O CURSO PORTELLA FOI A LUZ NO FIM DO TÚNEL."

    Ana Lucia Stupka Ferreira - Gerente de Controladoria na Häfele Brasil Ltda.
  • "Na busca de um curso rápido e eficiente pela internet, conheci o Curso Portella de Idiomas. Vou para os Estados Unidos em setembro deste ano e preciso aprimorar meu inglês. A flexibilidade das aulas, o método rápido de aprendizagem e o perfil dos alunos, com interesse mais sério na aprendizagem, chamaram minha atenção. Hoje, após 04 HORAS de estudo aqui no Portella Idiomas, sinto que a diferença em relação ao conhecimento anterior é considerável."

    Edmilson Edison Cardoso - Gerente de Vendas da Condor S/A, para a Região Sul do Brasil
  •  

    "Quando cheguei na Portella Idiomas, não imaginava que seria tão bom para a minha formação profissional. Atualmente estou aprendendo alemão, francês e espanhol. Fiquei admirada, quando ainda na segunda semana de aula, consegui ler algumas passagens em francês em um texto na faculdade. Só conseguia pensar: Muito obrigada, Portella! Acredito no método porque sou prova de que funciona.”

    Natália Demes - Aluna de Direito da UFPR

  • "Como muitas pessoas, eu recebi muitas aulas de inglês em várias escolas durante anos. Porém, eu não tinha a clareza nem a valentia de falar. Depois de tomar uma aula experimental de duas horas na Escola de Idiomas Portella, senti grande diferença e me motivei a estudar com este método que hoje recomendo a todos.”

    Karina Klein - Estudante de técnica vocal, colombiana, aluna de inglês

  • “Ontem assisti a um filme italiano e entendi muitas palavras e expressões. Muitas mesmo! Eu ainda nem completei 30 horas no Curso Portella de Idiomas.”

    Fernanda Stica - Atriz e apresentadora de televisão
  •  

    "Antes de entrar na escola Portella Idiomas, meu francês era zero. Agora, com pouco mais de 60 horas já consigo me comunicar bem na língua. Para mim a escola tem sido ótima.”Angelo Marcelo Vasco (Estudante de Direito da UFPR)"Achei o curso ótimo. Muito diferente das outras escolas onde eu já havia estudado. Me identifiquei muito com o método de ensino e o melhor é que estou realmente aprendendo inglês. Depois das poucas aulas que tive, melhorei muito meus conhecimentos na língua inglesa."

    Alexandre de Oliveira Godoi - Técnico em Informática