A História do curso Portella Idiomas

Na época em que era aluno do Colégio Estadual do Paraná, Diocezar Portella iniciou seus estudos de língua inglesa com um professor particular. Já de início apaixonou-se pelo estudo da língua e continuou estudando com esse professor durante 10 meses. Após o curso com o professor, ingressou num curso regular de inglês, já sendo admitido no 4º ano, sendo que no ano seguinte foi agraciado com um prêmio, tendo tirado o 1º lugar.

Como achava que a velocidade da aprendizagem nessa escola era muito lenta, parou seus estudo ali e prosseguiu auto-didaticamente. Iniciou o curso de Letras já então falando a língua inglesa, apenas com o objetivo de tirar o diploma de curso superior. Ao mesmo tempo em que fazia Letras, estudava sozinho outras línguas e simultaneamente aperfeiçoava o método enquanto dava aulas particulares. Esteve em outras escolas, onde também recebeu prêmios de 1º lugar.

Tentou o Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro, para iniciar a Carreira Diplomática, não tendo na ocasião logrado êxito. Como não dispunha de tanto tempo para perseverar no objetivo da Diplomacia, dedicou-se a ensinar línguas estrangeiras, dando aulas particulares ao mesmo tempo em que desenvolvia a metodologia que hoje existe.

Percebendo a necessidade de agrupar os alunos para os quais ensinava, em aulas particulares em sua própria residência, e observando que o volume de interessados no aprendizado de outros idiomas era crescente, em 1985 fundou o Curso Portella de Idiomas, hoje localizado à Rua Comendador Macedo, 555, próximo à Rua Ubaldino do Amaral.

A estrutura da escola é composta por salas, com cabines individuais, onde o atendimento ao aluno é feito de maneira personalizada, similar às aulas particulares do princípio. Na sala de conversação, são ministradas aulas exclusivas da escola para agilizar a capacidade de compreensão auditiva (Listening Comprehension) dos alunos.

Graduado no curso de Letras pela Universidade Federal do Paraná e com formação em várias outras línguas, por diversos cursos que frequentou, Portella concluiu, após observar múltiplas técnicas de ensino, que para falar uma língua é necessário escrevê-la, e como consequência natural, a fala será tão segura quanto a escrita, desenvolvendo-se um conhecimento correto, fluente e seguro. Esse método é a maneira mais eficiente de aprendizado: objetiva e rápida, oferecendo uma fixação excepcional.

Professor Diocezar Portella

Professor Diocezar Portella

Criador do método Portella Idiomas
  • "Eu já tinha estudado alemão por um ano e meio em outra escola, tendo feito um total de 180 horas e um amigo já tinha recomendado o Portella Idiomas. Um dia, eu estava passando de ônibus e vi a faixa em frente ao curso. Lembrei-me da recomendação e marquei uma aula experimental grátis. Tive uma aula de 40 minutos e fiquei impressionada. Já estou matriculada e eu também recomendo o curso!"

    Danielle Raphaela Voltolini - Estudante de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Paraná
  • “Antes meu português estava em dúvida. Agora não! Estou melhorando muito. Seu sistema de ensino é muito bom. Parabéns. Muito obrigado!"

    Álvaro Varón - Ministro religioso, colombiano, aluno de português

  • "Tomei conhecimento do Curso Portella, através da minha cunhada. Eu tinha interesse no inglês, mas nunca tinha feito um curso antes. Já no primeiro dia, fiquei muito impressionada com o método, e fiquei apaixonada pelo inglês. Já estou recomendando o curso para pessoas conhecidas fazerem uma aula experimental. Realmente vale a pena!"

    Daiane Scheffer - Estudante de Administração na Unibrasil, estagiária da Prefeitura de Pinhais - PR
  •  

    “O meu inglês antes de iniciar o Curso Portella era nulo. Já tentei outras escolas, porém não me adaptei aos métodos de ensino. Em 03 aulas já aprendi mais do que em 06 meses em uma outra instituição. O método utilizado pelo Portella Idiomas é de fácil memorização e aprendizado. Estou me sentindo à vontade e confiante no curso.”

    Iliandro Moraes - Funcionário da Parmalat Alimentos do Brasil S/A

  •  

    "Já havia estudado inglês em várias escolas e sempre saia com trauma, porque não conseguia entender o que as pessoas falavam e explicavam. Depois que conheci o Portella Idiomas através de um anúncio na Gazeta do Povo, visitei a escola e me apaixonei. Já estou com 42 horas de aula e me arrependo de não ter conhecido o curso antes, pois a didática é excelente e a liberdade de aprender é fantástica. Com horários flexíveis e aulas individuais, eu me tornei uma aluna aplicada e sem medo de aprender o idioma. Fiquei afastada da escola por quatro meses devido à licença maternidade e voltei porque sei que aqui vou aprender gramática e vocabulário corretamente e em pouco tempo. Tudo agora só depende de mim, pois a escola oferece todos os recursos necessários para meu desenvolvimento e aprendizado”.

    Maria Eunice Moura Lima Teixeira - Funcionária da Kraft Foods Brazil S. A.

  •  

    “Quando precisei do inglês para o Mestrado em Educação, eu me matriculei no Portella Idiomas. O meu inglês era nada, era “ZERO”. O crescimento foi legal, adquiri um bom conhecimento em pouco tempo. Cheguei até à página 50 mais ou menos, ou seja, fiz o básico. Fui submetida ao teste de avaliação de inglês para o Mestrado em Educação e fui aprovada com uma nota muito boa.”.

    Cândida Carvalho Bittencourt - Doutoranda em Educação

  • “Conheci o Curso do Portella através do meu namorado. Ele ganhou uma bolsa de mestrado na Alemanha e precisava aprender alemão rápido. Aqui no Portella, com apenas 15 horas de curso, ele aprendeu mais do que em 06 meses de curso em outra instituição. Agora quem está aprendendo alemão sou eu, e com apenas 30 horas de curso, já consigo escrever pequenos textos, falar e compreender o básico. Estou tão animada, que estou pensando em aprender espanhol, pois se em 30 horas de curso já estou achando alemão fácil, imagina espanhol ... Sou muito grata ao senhor Portella e a todos os professores que têm me ajudado muito. Obrigado por tudo!”

    Ariane Reolon - Psicóloga
  • “Fiz uma aula experimental de francês e achei totalmente diferente e que oferecia resultado satisfatório, aí me matriculei no italiano, inglês e agora no francês. Antes de começar no Portella Idiomas, o meu inglês era muito ruim. Hoje, após 73 horas de inglês, fiz um exame de suficiência para ingresso numa universidade no Canadá e para minha alegria e espanto, fui aprovada com a nota 85. Sempre indico o Portella Idiomas para todos virem estudar aqui, O MÉTODO É FANTÁSTICO. Tenho certeza de que se eu não tivesse estudado aqui, nunca teria passado nessa prova.”

    Isabella Rocha - Estudante de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

  • "Quando comecei o meu inglês no Curso Portella, o meu conhecimento era ZERO, eu nunca tinha feito um curso. Estudei aqui por 35 HORAS, isso há um ano atrás. Hoje, reiniciando o curso, fiquei impressionado como foi grande a fixação. Fiquei muito surpreso. Vale muito a pena estudar aqui!"

    Ricardo Pereira - Gerente de planejamento do Senai - PR

  • "Conheci o Curso Portella através do próprio prof. Portella, há alguns anos. Sempre ouvi falar bem do curso. Atualmente, estou com 10 HORAS de estudo aqui no Portella e estou IMPRESSIONADA com o resultado. Antes de iniciar o curso, o meu italiano era ZERO e atualmente já consigo montar frases e conversar com certa desenvoltura. Recomendo o curso para quem quer aprender de forma rápida e segura."

    Lisiane Sell - Psicóloga