A História do curso Portella Idiomas

Na época em que era aluno do Colégio Estadual do Paraná, Diocezar Portella iniciou seus estudos de língua inglesa com um professor particular. Já de início apaixonou-se pelo estudo da língua e continuou estudando com esse professor durante 10 meses. Após o curso com o professor, ingressou num curso regular de inglês, já sendo admitido no 4º ano, sendo que no ano seguinte foi agraciado com um prêmio, tendo tirado o 1º lugar.

Como achava que a velocidade da aprendizagem nessa escola era muito lenta, parou seus estudo ali e prosseguiu auto-didaticamente. Iniciou o curso de Letras já então falando a língua inglesa, apenas com o objetivo de tirar o diploma de curso superior. Ao mesmo tempo em que fazia Letras, estudava sozinho outras línguas e simultaneamente aperfeiçoava o método enquanto dava aulas particulares. Esteve em outras escolas, onde também recebeu prêmios de 1º lugar.

Tentou o Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro, para iniciar a Carreira Diplomática, não tendo na ocasião logrado êxito. Como não dispunha de tanto tempo para perseverar no objetivo da Diplomacia, dedicou-se a ensinar línguas estrangeiras, dando aulas particulares ao mesmo tempo em que desenvolvia a metodologia que hoje existe.

Percebendo a necessidade de agrupar os alunos para os quais ensinava, em aulas particulares em sua própria residência, e observando que o volume de interessados no aprendizado de outros idiomas era crescente, em 1985 fundou o Curso Portella de Idiomas, hoje localizado à Rua Comendador Macedo, 555, próximo à Rua Ubaldino do Amaral.

A estrutura da escola é composta por salas, com cabines individuais, onde o atendimento ao aluno é feito de maneira personalizada, similar às aulas particulares do princípio. Na sala de conversação, são ministradas aulas exclusivas da escola para agilizar a capacidade de compreensão auditiva (Listening Comprehension) dos alunos.

Graduado no curso de Letras pela Universidade Federal do Paraná e com formação em várias outras línguas, por diversos cursos que frequentou, Portella concluiu, após observar múltiplas técnicas de ensino, que para falar uma língua é necessário escrevê-la, e como consequência natural, a fala será tão segura quanto a escrita, desenvolvendo-se um conhecimento correto, fluente e seguro. Esse método é a maneira mais eficiente de aprendizado: objetiva e rápida, oferecendo uma fixação excepcional.

Professor Diocezar Portella

Professor Diocezar Portella

Criador do método Portella Idiomas
  • "Um dia eu estava na HELISUL com minha irmã, que fazia o curso de formação de Comissários de Vôo, quando o professor Portella foi fazer a apresentação da sua escola. Me matriculei no curso de inglês, sendo que antes de iniciá-lo, eu já havia estudado em 02 escolas diferentes e meu inglês era zero. Hoje, após 31 horas no Curso Portella, fiz um concurso público e na prova de inglês acertei todas as questões. Dessa forma, estou muito satisfeita com o Portella Idiomas e recomendo-o para quem quer aprender de forma rápida."

    Mônica Pontes - Funcionária da SoftOne, empresa de informática

  •  

    “Descobri o Portella Idiomas por indicação de minha mãe, no início de 2000. Na ocasião tinha 18 anos, prestes a tentar vestibular. Tinha uma noção unicamente da língua inglesa, a qual estudava em um estabelecimento de ensino com método tradicional, ou seja, duas aulas por semana acompanhando o ritmo dos outros alunos e um professor explicando para todos juntos. Quando iniciei o curso no Portella Idiomas, me interessou o fato de eu mesmo fazer meu horário e o atendimento professor x aluno ser individualizado, dando continuidade às lições a partir do ponto de onde havia parado. Além disso, tenho mais facilidade em aprender fazendo, não unicamente ouvindo ou lendo. Aqui há uma maciça prática na escrita e o aluno fica concentrado no que faz, dificilmente se dispersando ou conversando com outros alunos quando o professor dá alguma folga.Hoje trabalho durante o dia e faço faculdade no período noturno. Também gosto muito de fazer atividades físicas. Portanto, só tenho tempo para estudar idiomas aos sábados e essa é mais uma vantagem desta escola. Sempre continuo de onde parei. Como oficial do exército brasileiro, sinto-me honrado em recepcionar militares de nações amigas que vêm visitar nosso país pelo fato de falar os quatro idiomas que aprendi aqui no Portella Idiomas.”

    Victor Hugo Schmidt - Oficial do Exército Brasileiro

  • "Meu inglês há poucas aulas atrás estava péssimo! Eu não tinha conhecimento algum. Mas após ter iniciado o curso aqui no Portella, percebi que não era tão difícil assim aprender inglês. Hoje posso afirmar que meu nível de inglês é muito bom."

    Giovani Bello Machado - Estoquista da Alvorada Auto Peças
  • "Eu estava tendo aulas na EACON, quando o professor Portella esteve na minha turma, para apresentar o curso. Eu já tinha estudado durante dois anos em outra escola de inglês e não tinha conseguido o meu objetivo. Eu entendia, mas não conseguia falar. Comecei o curso no Portella Idiomas e hoje, após 18 horas já consigo entender e falar muito melhor do que em 02 anos em outra escola. Eu recomendo o Curso Portella com certeza absoluta, para quem deseja aprender de forma rápida! Eu senti uma grande diferença na minha capacidade de escrever, falar e entender."

    Andressa de Alcântara Serrano - Comissária de vôo, formada pela Escola de Aviação Congonhas - EACON - Curitiba

  •  

    "Viajei 400 km. só para fazer o curso de inglês no Portella Idiomas. Não sabia praticamente nada e em 30 horas já leio e traduzo muitos textos, tanto do português para o inglês, como do inglês para o português. O método é muito eficiente. Vale a pena com certeza e vou fazer outros cursos. Aqui é muito fácil de aprender.”

    Miguel Alceu Alves de Lima - Administrador de empresas, de Bituruna – Pr / Ficou hospedado em Curitiba, só para estudar inglês no Portella Idiomas

  • "Antes de estudar inglês no Portella, meu inglês era muito ruim. Vejo que tinha aprendido do jeito errado. Aqui no Portella estou aprendendo de uma maneira mais fácil e correta. Com certeza meu inglês ficará excelente. Tudo devido à técnica que o instituto aplica. Eu estou muito mais segura com relação ao inglês e muito feliz em estudar no Portella.”

    Maria Eugênia Ballesteros - Argentina, morando no Brasil

  • "Como eu precisava aprender inglês para voltar para a Inglaterra, procurei o Curso Portella e marquei uma aula experimental. Eu já tinha morado 1 ano e 10 meses em Londres e tinha dificuldade para me comunicar. O meu irmão e minha cunhada já tinham estudado no Portella e eles que me indicaram. Gostei da aula experimental e me matriculei. Agora, com 56 horas me sinto mais segura para voltar para a Inglaterra. Recomendo o curso, pois para mim foi mais fácil aprender dessa maneira."

    Zilda Meneguello - Representante de Vendas
  • “Já estudei inglês, francês, italiano e espanhol em outras escolas, porém nada se compara ao dinamismo do Curso Portella de Idiomas. Eu poucas horas, já estou falando alemão.”

    Gastão Schefer - Delegado da Polícia Federal

  • "Não tinha nenhum conhecimento em espanhol e precisava aprender, desenvolvendo-me devido a várias viagens que iniciaria a trabalho. Após 06 meses estava viajando pela América do Sul e participando de várias reuniões em espanhol, sem problemas. Credito meu rápido aprendizado ao método utilizado pelo Portella Idiomas!”

    Marcos Venício Dias - Administrador de empresas, pós-graduado em Finanças e Controladoria, Supervisor de Controladoria da Electrolux
  • “Antes de iniciar o curso Portella de idiomas, eu não falava nada em espanhol. Agora, com aproximadamente 26 horas de curso, já falo e escrevo alguns textos e compreendo filmes em espanhol.”

    Márcio Geraldo Schwarz - Motorista da Auto Viação Redentor