A História do curso Portella Idiomas

Na época em que era aluno do Colégio Estadual do Paraná, Diocezar Portella iniciou seus estudos de língua inglesa com um professor particular. Já de início apaixonou-se pelo estudo da língua e continuou estudando com esse professor durante 10 meses. Após o curso com o professor, ingressou num curso regular de inglês, já sendo admitido no 4º ano, sendo que no ano seguinte foi agraciado com um prêmio, tendo tirado o 1º lugar.

Como achava que a velocidade da aprendizagem nessa escola era muito lenta, parou seus estudo ali e prosseguiu auto-didaticamente. Iniciou o curso de Letras já então falando a língua inglesa, apenas com o objetivo de tirar o diploma de curso superior. Ao mesmo tempo em que fazia Letras, estudava sozinho outras línguas e simultaneamente aperfeiçoava o método enquanto dava aulas particulares. Esteve em outras escolas, onde também recebeu prêmios de 1º lugar.

Tentou o Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro, para iniciar a Carreira Diplomática, não tendo na ocasião logrado êxito. Como não dispunha de tanto tempo para perseverar no objetivo da Diplomacia, dedicou-se a ensinar línguas estrangeiras, dando aulas particulares ao mesmo tempo em que desenvolvia a metodologia que hoje existe.

Percebendo a necessidade de agrupar os alunos para os quais ensinava, em aulas particulares em sua própria residência, e observando que o volume de interessados no aprendizado de outros idiomas era crescente, em 1985 fundou o Curso Portella de Idiomas, hoje localizado à Rua Comendador Macedo, 555, próximo à Rua Ubaldino do Amaral.

A estrutura da escola é composta por salas, com cabines individuais, onde o atendimento ao aluno é feito de maneira personalizada, similar às aulas particulares do princípio. Na sala de conversação, são ministradas aulas exclusivas da escola para agilizar a capacidade de compreensão auditiva (Listening Comprehension) dos alunos.

Graduado no curso de Letras pela Universidade Federal do Paraná e com formação em várias outras línguas, por diversos cursos que frequentou, Portella concluiu, após observar múltiplas técnicas de ensino, que para falar uma língua é necessário escrevê-la, e como consequência natural, a fala será tão segura quanto a escrita, desenvolvendo-se um conhecimento correto, fluente e seguro. Esse método é a maneira mais eficiente de aprendizado: objetiva e rápida, oferecendo uma fixação excepcional.

Professor Diocezar Portella

Professor Diocezar Portella

Criador do método Portella Idiomas
  • "Minha mãe descobriu o Curso Portella através do jornal e ela me disse: "Faça senão você não vai passar na entrevista, para conseguir o visto para o intercâmbio nos Estados Unidos. Meu inglês, antes de começar no Portella, eu considerava "ZERO". Conhecia apenas algumas palavras mas não conseguia montar frases e não conseguia ler também. Após 07 horas no Curso Portella, fiz a entrevista EM INGLÊS, no Consulado Americano em São Paulo e fui aprovado. Continuo estudando no Portella e aproveitando muito. Indico para todos que querem um curso rápido e eficiente."

    Rodolfo Milanez - Estudante de Sistemas de Informação na UNIBRASIL

  •  

    "Conheci o Portella Idiomas através de toda a minha família que já havia feito o curso. Antes de começar o Curso Portella, eu considerava fraco o meu inglês, mesmo já tendo estudado e vivido na Inglaterra. Hoje, após 29 horas e meia, estou retornando para a Inglaterra para jogar futebol. Agora muito mais confiante, sem medo de errar ou de tentar falar em inglês com as pessoas lá, como tinha antes."

    Maurício Masutti - jogador de futebol

  • "Eu era aluno da Helisul, hoje CWB, quando o prof. Portella esteve em minha sala de aula para divulgação do curso. Eu achei que era brincadeira, pois parecia impossível aprender tão rápido. Como eu ia precisar e ele oferecia uma aula experimental grátis, marquei a aula. Achei o método completamente diferente do que eu já tinha conhecido. Eu já tinha estudado durante 03 anos em outra escola. A minha capacidade de comunicação oral era ruinzinha. Me matriculei no Portella Idiomas e senti uma grande diferençacom menos de 10 horas. Já aprovado na TAM , começo a trabalhar este mês como comissário de vôo. Para essa prova oral, o Curso Portella me ajudou muito. Nossa!"

    Rafael Bailo - Comissário de voo da TAM
     
  • "Sou comissária de voo, moro em Mairiporã, estado de São Paulo e estou em Curitiba, apenas para estudar inglês no Curso Portella de Idiomas. Meu inglês era "ZERO" e agora, com 30 horas, estou DESLUMBRADA com o resultado. Valeu muito a pena ter viajado 09 horas e estar hospedada em Curitiba apenas para estudar aqui, no Curso Portella de Idiomas."

    Cristiane das Dores Silva  - (Comissária de voo)

  • “Antes de iniciar no Curso Portella, não sabia nada de inglês e tinha uma base de francês. Quando viemos conhecer a escola, foi falado que em 30 horas já teríamos condições de conversar nessas duas línguas. No começo não acreditei muito, mas agora vejo a diferença. Esse método é bom, pois respeita o ritmo de cada aluno, onde eles têm sempre atenção exclusiva.”

    Carolina Ávila Loureiro - Estudante
  •  

    "Ao entrar no curso, meu propósito era melhorar o inglês que eu possuía, pois a minha profissão exige muito isto, devido a livros, entrevistas e cargos que eu possa ocupar. Portanto, eu defini um objetivo que era concluir o curso no menor tempo possível. Com esse objetivo em mente, eu consegui terminar o curso em três meses, observando a cada dia como ele me ajudou. Com o inglês que eu possuía conseguia entender muito pouco os filmes, noticiários e séries mostrados em tv a cabo, necessitando ler as legendas. Atualmente, gostaria muito que os filmes e séries não tivessem mais estas legendas, pois estão atrapalhando. Nestes três meses de aulas, consigo assistir um filme sem ler a legenda. Na profissão, ajudou muito com as provas de inglês que as empresas empregam nas entrevistas, porque consigo responder tudo sem dificuldade."

    Gustavo Leme - Engenheiro químico

     

  • "Eu já estudava inglês em outra escola há uns 04 anos e como vou fazer intercâmbio, resolvi dar uma melhorada. Meu pai já tinha me apresentado a escola e resolvi entrar aqui. Estou com 05 horas de aulas aqui no Portella Idiomas e estou sentindo uma grande melhora em meu inglês, e agora estou percebendo que esses 04 anos feitos em outra escola, poderiam ter sido melhor aproveitados aqui no Portella Idiomas."

    Ana Carolina B. Giublin - Estudante
  • "Quando procurei o Curso Portella, eu precisava aprender inglês em menos de 04 meses, pois logo seria submetida a uma avaliação de conhecimento por telefone, como pré-requisito para ir para os Estados Unidos. Já na aula experimental, senti uma grande diferença em relação a outros métodos. O método do Portella é único e muito eficiente. Eu trocaria meus 04 anos e meio na outra escola, anterior ao Portella, pelos 03 meses que estudei aqui. Hoje, me sinto muito mais segura para falar inglês. Na avaliação por telefone, fui super bem e já passei."

    Iv Oliveira Seideler - Estudante de Relações Internacionais na Uni-Curitiba

  • "Colegas do meu meio profissional, sou jornalista, sempre me falaram bem do curso. Isso já há alguns anos. Mas antes de vir para cá, passei por outras escolas. A diferença é que aqui se aprende com muito mais rapidez e praticidade. A qualidade é inigualável. Agora sou eu quem recomendo o Curso Portella para os meus amigos."

    Josias Lacour - Jornalista e Agente de Jogadores de Futebol

  •  

    “Quando precisei do inglês para o Mestrado em Educação, eu me matriculei no Portella Idiomas. O meu inglês era nada, era “ZERO”. O crescimento foi legal, adquiri um bom conhecimento em pouco tempo. Cheguei até à página 50 mais ou menos, ou seja, fiz o básico. Fui submetida ao teste de avaliação de inglês para o Mestrado em Educação e fui aprovada com uma nota muito boa.”.

    Cândida Carvalho Bittencourt - Doutoranda em Educação